12/02/2008

Rio Tinto terra do mata e esfola








Nasci no Porto aí vivi até aos 10 anos, quando os meus pais decidiram ir viver para os arredores, sempre ouvi dizer que era a terra do mata e esfola até hoje saber porquê.

Reza a lenda que:

"No início do século X, os Cristãos ganhavam terreno aos Mouros. Governava o Conde Hermenegildo Gutierres o território da Galiza até Coimbra, tendo como centro o Porto.

Contudo, o Califa Abdelramam III, com um poderoso exército, fez uma violenta investida, cercando a cidade do Porto. O Rei Ordonho II desceu em socorro do seu sogro, o Conde Gutierres, conseguindo afastar os Mouros e perseguindo-os para longe da cidade.

Junto a um límpido ribeiro, travou-se a sangrenta batalha. Na memória do povo, ficou o sangue derramado que, de tão abundante, tingiu as cristalinas águas do rio, passando desde então a chamar-se Rio Tinto."

Não é uma cidade por aí e além, mas foi onde eu cresci e conheci os amigos com quem me dou hoje em dia. Queria apenas fazer referência a ela no blog, e outra coisa, acho muito triste a situação do Rio actualmente.


Sem comentários: